sexta-feira, 23 de março de 2007

No olho do mundo: E-Sports



Foi anunciada ontem (22/03/07) na Suécia, a primeira Federação de E-Sports do mundo. Com a ajuda da DreamHack e da E-Sport Entertainment Group foi criada com intuito de dar ao E-Sports o nível de esporte real, tem também por objetivo conseguir um ministro (acreditem!) junto ao governo Sueco para quem sabe, inspirar outros governos a ceder aos esportes eletrônicos. A organização ajudará aos membros a arcar com despesas de viagens, treinamentos, direcionamento, boot camps e muito mais. Pessoas importantes de todo o mundo do E-Sports estão dando apoio a federação, veja algumas declarações:

(cena do evento CPL Tour)

"Nós vamos erguer a cena do E-sport sueco e junto com todos que queiram se envolver com isso. É importante lembrar que nós representamos a visão de todos que praticam o E-Sports. Isso dá a todos uma chance de ser parte do futuro do E-Sports."

- Marting Bergvall, líder do Goodgame

"Nós que trabalhamos com a DreamHack como arena dos E-sports, vemos isso como um passo a mais para poder levar esse esporte a um novo nível. Juntamente com a Federação Nacional nós temos todas as chances do mundo para tornar isso real! Nós realmente gostamos dessa iniciativa!"
- Martin Öjes da DreamHack


"A necessidade de uma organização ativa trabalhando com os problemas dos jogadores e do E-sports é enorme. Isso é um avanço gigante para a cena"
- Iffe, Treinador da seleção sueca e dono do Inferno Online

"Finalmente! É muito legal saber que agora nós teremos uma organização que fala por todos os Gamers!"
- SpawN, Capitão da seleção sueca e jogador do SK (visto por todos como o melhor jogador do mundo de Counter-Strike)

Até o padrinho do E-Sports brasileiro deu a sua opnião sobre o acontecimento:

"Novamente a Suécia está um passo a frente do e-sports. Esperamos que seja possível usar esse modelo no Brasil para ser parte de uma Federação internacional num futuro próximo."
- Paulo Velloso, Criador e Parceiro do MiBR, Brasil

Todos sabemos que aqui no Brasil vai ser um pouco difícil (pra não dizer impossível) que uma iniciativa dessas seja possível. Sem pessimismo, o nosso país conta com ótimos atletas em modalidades mais populares como Ginástica Olímpica, Basquete, Judô entre outros tantos que não recebem suporte do governo e acabam perdendo suas chances de se tornarem profissionais a nível internacional. Porque o governo investiria em uma cena que nem foi consolidada no país ainda? De milhares de times no país, apenas um conseguiu destaque internacional, chegando a ser considerado a 4º potência no raking mundial, e hoje em dia deve figurar entre os 3 primeiros sem dúvida. Mas tudo foi conquistado com investimento particular apenas, financiado pelo Paulo Velloso, que é uma das únicas pessoas que levam o E-Sport a sério e trata com profissionalismo.
Fica claro pra todos nós que isso é uma chance para os países de primeiro mundo, que possuem estrutura e público para isso, gozarem da nova modalidade esportiva do século XXI. Nós devemos nos contentar com o tempo livre pra praticarmos em casa...




Nenhum comentário: